Sejam bem-vindos à Monte Alegre do Sul/SP
A pérola do Circuito das Águas Paulista
Fecha Corpo completa 75 anos de tradição em Monte Alegre do Sul
Em Monte Alegre do Sul, na Sexta-feira Santa, a Praça Bom Jesus e as ruas do centro histórico começam a ficar tomadas pelo público, logo ao amanhecer. É chegada a hora de participar da do Fecha Corpo, uma tradição que completa 75 anos em 2023 e consiste em tomar, em jejum, a famosa cachaça com guiné ou arruda para garantir saúde e proteção contra o mau-olhado.
A tradição do Fecha Corpo começou em 1948, quando o saudoso monte-alegrense “Seu Zezé Valente” estava doente e tomou a receita que aprendera com a escrava Nhá Sabá: um remédio para “fechar o corpo” contra mau olhado, inveja e doenças. Quando a saúde melhorou, estava claro que a simpatia havia funcionado.
Durante a quaresma, período de reflexão para a igreja católica, a guiné e arruda, usadas nas religiões africanas para proteger das energias negativas formam um sincretismo religioso e se fundem aos rituais da Peregrinação de Cristo em sua tortura e morte.
E, aos poucos a tradição foi se ampliando pela Capital da Cachaça, e hoje a bebida é oferecida nos diversos alambiques da cidade mantendo a tradição de fechar o corpo para proteção e valorizando a qualidade da cachaça de Monte Alegre do Sul.
© Copyright 2017 Todos os direitos reservados - Desenvolvido por APLICARI